sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Português 2 ano

Escola Estadual Anísio Teixeira.               Ubaíra – Ba               Data:_____/_____/___      Série:_______                                              
Alunos:__________________________________    _________________________________________
________________________________________     __________________________________________
Professor: Marcos                                                                                             Valor: 3,7    
Avaliação de Português – I Unidade
TEXTO I
A saga Crepúsculo, da autora norte-americana Stephenie Meyer, é recheada de traços e características Românticas a ponto de quase poder ser classificada como uma obra deste período. Tais características são extremamente acentuadas em Edward Cullen e Isabella Swan, os personagens centrais da obra, mas manifesta-se também nos personagens secundários, como Charlie Swan, Jacob Black e o restante da família Cullen. Percebe-se que os traços de comportamento destes personagens são românticos em sua essência.

TEXTO II: Exagerado (Cazuza)


Amor da minha vida
Daqui até a eternidade
Nossos destinos
Foram traçados na maternidade
Paixão cruel desenfreada
Te trago mil rosas roubadas
Pra desculpar minhas mentiras
Minhas mancadas


Exagerado
Jogado aos teus pés
Eu sou mesmo exagerado
Adoro um amor inventado
Eu nunca mais vou respirar
Se você não me notar
Eu posso até morrer de fome
Se você não me amar
E por você eu largo tudo
Vou mendigar, roubar, matar
Até nas coisas mais banais
Prá mim é tudo ou nunca mais


Questão I
Para um melhor estudo dos poemas do Romantismo, os estudiosos fizeram uma divisão em gerações (1º, 2º e 3º). Escreva um texto explicando que características da segunda geração romântica podem ser encontradas no filme “Crepúsculo” e na música “Exagerado”, de Cazuza. (1,0)

Questão II
O homem de todas as épocas se preocupa com a natureza. Cada período a vê de modo particular. Com relação aos poemas da primeira geração romântica, escreva um texto explicando como são vistos a natureza e o índio. Nesse texto, deixe claro ainda a realidade da natureza e do povo indígena do século XIX e os acontecimentos políticos e sociais daquela época. (1,0)

Questão III
Escreva um texto sobre o Arcadismo, deixando claras as seguintes questões: (1,0)
a)      os acontecimentos políticos e sociais do século XVIII, época em que foram escritos os poemas com características árcades;
b)      os principais poetas e suas obras;
c)      como a natureza, a mulher, o meio rural e urbano eram visto pelo eu poético.

Questão IV Gramática: Encontre na segunda e terceira estrofes da música “Exagerado” três adjetivos e os substantivos, os quais esses adjetivos caracterizam. (0,7)

Um comentário:

  1. Professor Marcos, excelente a sua ideia de inserir no contexto literário a saga de Crepúsculo, vou trabalhar com meus alunos do 2º ano, primeiro iremos assistir ao filme e faremos uma breve comparação com o Romantismo da 2ª geração. Irei trabalhar com a sua questão onde faz a comparação com a letra Exagerado de Cazuza.
    Parabéns,
    Professora Angélica

    ResponderExcluir